-Plante uma boa idéia, regue e veja os frutos-

18.8.09

Sobre Jó...



Lendo o Livro do Jó cheguei à algumas conclusões...a história de Jó não trata somente de provar sua integridade à Satanás ou testar sua paciência diante do sofrimento como tanto é falado por aí. Acredito que o foco da questão é algo bem mais profundo: está relacionado a conhecer a Deus verdadeiramente. O fim do livro de Jó não é marcado por uma conversa de Deus com Satanás, para o qual Ele diria: “ta vendo só, Jó continuou íntegro!”, o último diálogo é travado entre Deus e Jó, o qual diz: “Somente agora eu conheço o Senhor de verdade!”.
Durante a aflição Jó questiona a justiça de Deus, por que um homem íntegro sofre tanto, enquanto os que não amam a Deus prosperam? Jó necessitava compreender o que o Salmista declarou no salmo 73 : “ Mas realmente é muito difícil entender esse fato – o sucesso de pessoas que desprezam a Deus!Quando meu coração ficou revoltado contra Deus, as minhas emoções entraram em guerra dentro de mim; agi como um irresponsável, como um louco ignorante diante de Ti.E apesar de tudo isso, Tu estavas sempre a meu lado, segurando bem firme a minha mão direita.Tu me guiarás com a tua sabedoria durante esta vida e depois me receberás ao teu lado, na glória. Minha saúde pode acabar, meu coração ficar doente, mas Deus é a fortaleza do meu coração. ELE É A MINHA ETERNA RIQUEZA! Quem desprezar a Deus será destruído; quem se afastar de Ti será castigado com a morte eterna. Quanto a mim, eu acho maravilhoso viver bem perto de Deus. O Senhor Deus é a minha proteção, e por isso eu conto ao mundo as grandes coisas que Ele fez por mim.”
Deus não está interessado somente em saber se temos ou não o que tanto queremos, o que Ele está interessado é em RELACIONAMENTOS, Ele nos quer mais próximos, nem que para isso deixemos de ter o que tanto amamos, e dependendo de onde nossa vida está focalizada, o sofrimento será grande...se nosso objetivo principal é refinar nosso relacionamento com Deus, então as “perdas” não deixarão tantas marcas, elas não eram as coisas mais importantes mesmo... mas quando nossa vida está centrada em riquezas, pessoas ou conhecimento, aí sim o sofrimento pode ser grande, afinal Deus tirou o que havia de mais valioso!
Quando podemos ver a Deus em cada área de nossa vida (até mesmo nos momentos de dor e solidão) o conhecemos verdadeiramente, então entendemos que tudo o que acontece conosco está debaixo da soberana vontade de Deus. Ele não nos faz sofrer sem motivos, por acaso, mas não cabe a nós justificarmos todo o sofrimento, pois os motivos estão ocultos no mistério do seu propósito divino, devemos dizer: “ Deus é o seguinte, o que é que do Teu coração eu experimento aqui? ” e confiar que tudo o que Ele faz é bom.



O que Deus queria com Jó, eu suponho, era aperfeiçoar relacionamentos...moldar seu coração...
Talvez Ele queira isso com VOCÊ!!

3 comentários:

  1. gostei muito, li todinho, rai.....parabéns...fique mais atenta pra ser usada mais vezes assim ;)

    te amo, moça

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigadaa! Deus te abnçoe amigoooo, amu tuu!

    ResponderExcluir